Delinear os objetivos de uma organização por forma a reduzir o impacto da sua atividade na sociedade e meio ambiente. O dever do cumprimento integral do plano cabe à World Needs enquanto organização. 

Este compromisso tem duas vertentes:

1. Promover o desenvolvimento sustentável na comunidade;


2. Todas as atividades sejam promovidas de forma ambientalmente responsável. 

A World Needs desenvolverá ações que preservem o meio ambiente,  sensibilizando a comunidade para a importância da preservação ambiental. Estas ações incluem limpezas de praia, plantação florestal, campanhas de conscientização da sociedade para os cuidados a ter com o meio ambiente, entre outras atividades que impactem os desafios do desenvolvimento sustentável, para a área do ambiente, na década 2020-2030. Estas iniciativas são organizadas pela World Needs, com ou sem parceiros, convidando a comunidade envolvente à sua participação ativa, para que os resultados possam ter o impacto esperado junto da sociedade civil.

Os projetos da World Needs serão elaborados procurando a utilização mínima de recursos, assim como, a reutilização de materiais. Sempre que a reutilização de materiais não for possível, optar-se-á por opções mais sustentáveis e que criem o menor impacto ambiental possível. Cada atividade será planeada de forma a que pegada ambiental seja a menor possível. É nosso objetivo, com este compromisso, que a World Needs seja consciente ambientalmente e promova práticas de responsabilidade social e ambiental.

A World Needs tem como objetivos para a década 2020-2030 «promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra, garantindo a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive através da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito», tal como consta no objetivo n.o 10, Reduzir as Desigualdades, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

A World Needs atuará nas comunidades onde se insere em Portugal, alargando a sua ação progressivamente através de projetos que venha a desenvolver, no âmbito da recolha de alimentos, recolha de livros, angariação de fundos para causas sociais que sejam identificadas, entre outras iniciativas de cariz social e humanitário que promovam a cooperação entre povos e gerações.

Será dada igualdade de oportunidades a todos os membros da organização, independentemente do seu género, etnicidade, religião ou situação económica. As diferentes perspetivas serão incluídas em todos os assuntos referentes à organização, sendo criado um ambiente que promova a inclusão e a diversidade.

A World Needs terá várias ações de divulgação de acontecimentos nacionais e internacionais que digam respeito a violações dos Direitos Humanos e promoverá, sempre que seja possível, a importância do cuprimento dos direitos consagrados na Carta Universal, independentemente de qualquer diferença, estado ou credo. É objetivo da organização manter uma postura atenta, identificando situações que, dado o seu caráter, mereçam a divulgação, dedicação e empenho da World Needs.

A política de responsabilidade social da World Needs inclui, quanto a nós, um valor que consideramos fundamental: transparência. É nosso dever, enquanto agentes de mudança, de Portugal para o Mundo, promovermos uma relação human to human com foco inclusivo, na concretização das metas que nos propomos e, fundamentalmente, conseguirmos transmitir um sinal de confiança, divulgando todos e quaisquer dados e informações para que não sejam suscitadas dúvidas quanto à nossa atuação e, também, quanto à nossa gestão.

Assumimos este plano de responsabilidade com este pilar, por considerarmos que, por um lado, é uma forma de diferenciação e de mudança de paradigma e, por outro, por termos ciente que este é um papel que merece uma atenção redobrada da World Needs, uma vez que todo o projeto é feito e desenvolvido de pessoas para pessoas.

No âmbito do plano de responsabilidade social e ambiental da World Needs, todos os projetos a serem desenvolvidos, encontram-se elencados no plano de atividades, aprovado em assembleia geral e atualmente em vigor.

A Responsabilidade Ambiental, designação que é dada às atitudes voltadas para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável do planeta, têm em conta a sustentabilidade presente e futura das gerações do nosso planeta. A World Needs procurará, sempre, coletiva e individualmente, trabalhar com responsabilidade ambiental e em defesa do meio ambiente.