Sócios

Podem ser sócios da World Needs todas as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se identifiquem com os princípios gerais pelos quais se rege a associação e desde que aprovado pelos órgãos responsáveis da Associação.

A World Needs prevê a criação de seis tipologias de sócios: Sócio Fundador, Sócio Diretivo, Sócio Efetivo, Sócio Efetivo Empresa, Sócio Benemérito, Sócio Honorário

Sócio Fundador

 “São considerados Associados Fundadores as pessoas singulares que, na esfera da sua atividade, tenham prestado quaisquer serviços ou contributos relevantes para a criação, prossecução e orientação dos objetivos da Associação até à data da sua constituição.” (segundo o artigo 7º dos estatutos)

Sócio Diretivo

“São considerados Associados Diretivos aqueles que reúnam as condições necessárias para a integração em determinada área de atuação específica da Associação, desempenhando funções e ocupando cargos nos órgãos sociais, em cumprimento das respetivas normas de admissão.” (segundo o artigo 8º dos estatutos)

Sócio Efetivo

“São considerados Associados Efetivos as pessoas singulares, nacionais ou estrangeiras, que, de forma voluntária e mediante a elaboração de uma proposta de associado, se proponham a colaborar na prossecução dos fins da Associação em data posterior à sua constituição” (segundo o artigo 9º dos estatutos)

Sócio Efetivo Empresa

“São considerados Associados Efetivos Empresa as pessoas coletivas, de direito público ou privado, que mediante o preenchimento da respetiva proposta de associado o solicitem em data posterior à constituição da Associação” (segundo o artigo 9º dos estatutos)

Sócio Benemérito

“São considerados Associados Beneméritos as pessoas singulares ou coletivas que, por via de doações de especial relevo prestadas à Associação, sejam como tal reconhecidas em Assembleia Geral.” (segundo o artigo 10º dos estatutos)

Sócio Honorário 

“São considerados Associados Honorários as pessoas singulares ou coletivas que tenham revelado mérito excecional na persecução do Objeto da Associação ou que à Associação tenham prestado qualquer serviço ou colaboração de especial relevo” (segundo o artigo 11º dos estatutos)

Diretos

  • Benefício das regalias que lhes sejam concedidos 

Deveres

  • Respeitar os valores e princípios da Associação World Needs
  • Proceder devidamente à liquidação das quotas

O valor da quota estabelecido depende da tipologia de sócio, sendo que a quota do Sócio Fundador, Diretivo e Efetivo assume o valor de 12€ por ano, correspondendo a 1€ por mês, devendo o valor da quota ser pago anualmente.

No caso do Sócio Fundador e Diretivo, o pagamento da quota é voluntário, não sendo obrigatório para manutenção das suas funções na Associação, salvo se os órgãos responsáveis assim o decidirem.

O valor mínimo do Sócio Efetivo Empresa, Sócio Benemérito e Sócio Honorário deverá ser revisto caso a caso pela direção, podendo ser considerado, além dos donativos monetários, donativos na forma de bens materiais. 

Sendo sócio da World Needs, os sócios deverão receber a newsletter via digital, enviada a cada quatro meses, onde será apresentada a atividade da Associação.

Adicionalmente, deverá receber convites para participar em iniciativas, sejam elas organizadas pela Associação ou onde a Associação irá marcar presença. 

Os Sócios Benemérito e Honorário poderão receber ainda, consoante o valor pago aquando da adesão à Associação, um agradecimento especial na forma de bens materiais ou códigos de desconto para obtenção da nossa linha de merchandising.

O pagamento do valor das quotas pode ser realizado por transferência bancária, MB Way ou Paypal.

O cartão de Sócio Efetivo tem a validade de um ano (12 meses), sendo que, findo o prazo, o sócio tem o período de dois meses para proceder à sua renovação, sendo posteriormente suspenso caso o pagamento da quota anual não se verifique. 

O cartão de Sócio Fundador e o de Sócio Efetivo têm a mesma duração temporal, com a ressalva referida na questão anterior de ser pagamento voluntário. Adicionalmente, a direção pode decidir a suspensão do cartão de sócio, desde que devidamente justificado.

Nas restantes tipologias de sócios, a validade deverá ser definida aquando da aprovação do sócio, sendo revista pela direção após o período temporal definido. No caso de a pessoa singular ou coletiva optar por, findo o tempo definido, não renovar o pagamento, o seu cartão é suspenso. 

 

Inscrição de Sócio