O QUE FARIAS DIFERENTE
PARA MUDAR A SOCIEDADE?

SOBRE O PROJETO​

O Prémio Wise Business by World Needs visa contribuir para promover a divulgação do conhecimento e do espírito inovador e empreendedor dos alunos nas escolas, estimulando o desenvolvimento de trabalho colaborativo e de projeto para a execução de ideias, dos alunos do ensino secundário, das diferentes vias de educação e formação, em projetos multidisciplinares.

O Wise Business é um projeto estabelecido para jovens do ensino secundário com o objetivo de expandir os seus conhecimentos e estimular a sua veia empreendedora, funcionando, ao mesmo tempo, como um meio de conscientização sobre a realidade que a sociedade enfrenta nos dias de hoje.

Esta iniciativa estabelece-se como um concurso anual focado no desenvolvimento de projetos inseridos num tema relacionado com as necessidades do planeta. Na primeira ediçao deste programa o tema escolhido é: “A Economia Circular”.

Se és estudante do ensino secundário nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria ou Viseu, este concurso é para ti!  Se não pertences a estas regiões, não te preocupes! Estamos a trabalhar para chegarmos até ti nas próximas edições. Informa-te melhor sobre concurso e sobre as condições de participação através do regulamento. 

Se reúnes as condições de acesso ao concurso, deves consultar o regulamento do Wise Business by World Needs. Depois, inscreves-te através do formulário que disponibilizamos e a tua ideia será avaliada até 31 de dezembro de 2020. Não custa nada! Vamos a isso?

A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos. Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, criando assim mais valor.

A economia circular contrasta com o modelo económico linear baseado no princípio “produz- utiliza-deita fora”. Este modelo exige vastas quantidades de materiais a baixo preço e de fácil acesso e muita energia. A obsolescência programada contra a qual o Parlamento Europeu pede medidas também faz parte deste modelo.

Fonte: Parlamento Europeu

CALENDÁRIO

Até 18 de
dezembro de 2020

Inscrição e Submissão de Ideias para o Concurso

De 19 a 31 de dezembro de 2020

Avaliação das Ideias

De 22 a 26 de
fevereiro de 2021

Follow Up Meeting

Até 30 de
abril de 2021

Entrega do Projeto

31 de
maio 2021

Wise Business Summit
Entrega de Prémios

QUERO PARTICIPAR!

WISE BUSINESS

“O Wise Business permite desenvolver as tuas soft skills com aplicação prática no meio empresarial.” 

FAQ's

Este concurso destina-se a todos os estudantes do ensino secundário, público ou privado, regular, vocacional ou profissional, dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Se não pertences a estas regiões, não te preocupes! Estamos a trabalhar para chegarmos até ti nas próximas edições.

Sim. Na fase de seleção de ideias, podes inscrever várias ideias a concurso.

Há um número mínimo de 2 pessoas para participarem. Há um número máximo de 6 pessoas para participarem.

A inscrição é feita na página da World Needs, em www.wneeds.org/wisebusiness ao clicar no botão “INSCRIÇÃO”. Através deste botão, serás encaminhad@ para um formulário onde colocas as informações do teu grupo e a ideia que pretendem desenvolver.

Claro que sim. E podes estender o convite a mais entidades e parceiros que possam contribuir para o desenvolvimento do teu projeto.

Não te preocupes! O importante é participar. Iremos sempre ter em conta projetos que, apesar de não terem sido selecionados, têm realmente potencial de concretização. Se o teu projeto for um desses casos, aguarda um contacto nosso!

Parabéns! Agora iremos entrar em contacto contigo para agendar um Follow Up Meeting, para te dar dicas, indicações e orientar uma estrutura para apresentares o teu projeto – e, claro, o mais importante: terás o apoio de empresas convidadas que te darão uma preciosa ajuda na partilha de conhecimento no planeamento e gestão de projetos.

Teres caminhado até aqui é um grande orgulho para nós! Por isso, és um finalista do Wise Business.

Seriamos os projetos com melhor viabilidade para o mercado e que possam trazer vantagem competitiva. É por isso que, entre os melhores projetos, estes irão disputar a derradeira final no Wise Business Summit – Entrega de Prémios.

Não é isso! Todos os projetos e todas as iniciativas contam. Porém, temos de premiar os 3 melhores. Apesar de não teres um projeto vencedor, o Wise Business tem em conta os projetos e o esforço dos alunos. Se o projeto tiver valor, certamente entraremos em contacto convosco para vos ajudar a implementar na prática.

Ainda tens dúvidas? Entra em contacto connosco através de geral@worldneeds.pt ou preenche o formulário disponibilizado em baixo. 

CONTACTOS

Estamos aqui para te ajudar. Se tiveres alguma dúvida, entra em contacto connosco!

A missão da World Needs é cooperar para que o desenvolvimento social seja um fator de reconhecimento humano, na promoção da educação, da cultura, da ciência e da solidariedade sob uma perspetiva intemporal e intercultural.